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quinta-feira, 16 de abril de 2020
MITSVOT DE-ORAITA E MITSVOT DE RABANAN
Mitsvot de-oraita e Mitsvot de-rabanan
À luz do Judaísmo, existem duas espécies de mitsvot
(mandamentos): 1) mitsvot de-oraita (mandamentos da Torá) e 2) mitsvot
de-rabanan (mandamentos rabínicos).
Observação
Uma lei é de'oraita (em hebraico: דאורייתא) se ela é
derivada da Torá; se uma lei é derabanan (em hebraico: דרבנןa ) é obrigatória
por rabínica sábios. Os conceitos de'oraita (em aramaico: דאורייתא) e
de-rabbanan (em aramaico: דרבנן) são amplamente utilizados na discussão dos
Judeus lei e são motivo de preocupação para os modernos observante do Judaísmo.
O primeiro refere-se a halachic requisitos que rabínico
literatura compreende a ser Biblicamente mandato, enquanto o segundo refere-se
a halachic requisitos que são rabinicamente mandato.Em Aramaico, de'oraita
significa" Torá" e de-rabbanan meio de nossos Rabinos.
Nos judeus Natzarit mesmo observantes das boas tradições ,
fazemos algumas ressalvas sobre o assunto.
Na primeira categoria, encontram-se os mandamentos que
realmente foram prescritos na Torá.
Já o segundo grupo diz respeito a
mandamentos criados pelos rabinos.
Em um famoso livro acerca das tradições judaicas, há
exemplos de mandamentos rabínicos:
“Os rabinos estabeleceram sete mitzvot [mandamentos] que não
foram baseadas em quaisquer versos da Torá: mais que são boas e interessantes e
observadas por muitos de nosso povo.
• Lavar as mãos
antes de comer (Eduy. 5: 6; ver p. 553).
• Acender velas
de shabat (Shab. 20b; ver p. 136).
• recitar o
Hallel, salmos de louvor em dias de festa (Ber. 14a; Pes. 117a; ver p. 162).
• Acender as
velas de Chanuká (Shab. 23a; ver p. 248).
• Ler o Livro de
Ester em Purim (Meg 7a; ver p. 257).
• Fazer um eruv
(para aliviar algumas restrições de Shabat quanto à limitação de movimento e
transferência de objetos) (Er. 21b; ver p. 134).
• Dizer uma
bênção de ação de graças antes de experimentar prazer em itens mundanos (como
alimentos específicos) (Ber. 35a; ver p. 474)”.
(Eisenberg, R. L. ,2004. The JPS guide to Jewish traditions,
1st ed., p. 516–517. Philadelphia: The Jewish Publication Society).
Apesar de o texto
citar apenas 7 (sete) mandamentos rabínicos, em verdade existem centenas e
centenas de preceitos que foram criados pelos rabinos e que não possuem nenhum
fundamento na Torá.
Ora, entendemos que apenas as misvot de-oraita (mandamentos
da Torá) são de cumprimento obrigatório, enquanto as mitsvot de-rabanan
(mandamentos rabínicos) não possuem força cogente. Estas somente podem ser
observadas na qualidade de tradição (e não de mandamento bíblico),assim sejamos
sempre equilibrados no viver e proceder , desde que seja uma tradição que não
invalide a palavra de Elohim (Mt 15:2-6), e de qualquer forma será de
observância facultativa.
Infelizmente, hoje o Judaísmo vive mais de tradição do que
de mitsvot da Torá, e por tal razão continuam atuais as palavras de Yeshua
HaMashiach:
“Ele [Yeshua], porém,
respondendo, disse-lhes: E vós, por que transgredis o mandamento de Elohim por
causa da vossa tradição? (Mt 15:3).
“E assim por causa da vossa tradição invalidastes a palavra
de Elohim” (Mt 15:6).
Author:
Raizes Hebraica
às
abril 16, 2020
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