quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

Parashá 10: Miketz, B‟reshit/Gênesis 41 à 44:17


    


                                   
                                           

                               PARASHÁ COMENTADA.


Parashá 10: Miketz, B‟reshit/Gênesis 41 à 44:17
Haftará: 1 Reis 3:15 à 4:1; Atos 7:9-16
Shabat, 28 de Dezembro de 2019 – 30 de Kislev de 5780


Introdução:

Shabat shalom queridos achim,mais um shabat e mais uma porção que o Eterno nos para nosso desfrute e aprendizado.Esperamos que todos os achim fizeram diariamente sua leitura da porção e hoje com a participação de todos vamos fazer uma explanação e conto com a participação de todos.



Este é um comentário sucinto e objetivo das Lições da Torah e dos Profetas(Atos 13:15) ou Parashiôt, o Faraó do Egito tem o sonho das vacas magras e das vacas gordas e o das espigas boas e más, e ninguém consegue interpretá-lo adequadamente.Yossef é trazido à sua presença, interpreta como sendo sete anos de fartura que virão, seguidos de sete anos de fome, e oferece sugestões de como gerir o problema.Yossef é nomeado Vice-Rei do Egito pelo Faraó, e se casa com Assenath, filha de Potifera.

Nascem Menasheh e Efraim, filhos deYossef. Ya‟akov manda seus filhos ao Egito para comprar comida.Yossef os recebe, mas eles não o reconhecem. Sim, de fato eles não poderiam reconhecê-lo pois,Yossef estava desfigurado de sua aparência hebraica, ao empurrarem Yossef para os gentios, seus irmãos jamais imaginavam que tornariam a vê-lo novamente, Yossef havia se tornado um estranho para eles, sua aparência, suas vestes, seu nome, tudo havia mudado pelos gentios, não pela vontade dele mas pela força das circunstâncias, Yossef foi considerado um goy por seus irmãos, um estranho, mas Yossef os reconheceu e ficou curioso para saber se eles haviam mudado ou não, então Yossef arquiteta um teste bem bolado. Ele os acusa de serem espiões, e mantém Shimon como refém até que eles tragam B‟niamin. Yaakov se recusa a princípio, mas depois permite que seus filhos todos voltem ao Egito.Yossef acusa B‟niamin de ter roubado seu copo e exige que ele fique como seu escravo.
A narrativa a seguir se torna muito emocionante para Yossef, seu irmão Yehudá, que antes desejou se livrar dele para que Yossef não herdasse os bens do pai, agora, diante da mesma situação pois, B‟niamim era o irmão caçula, Ya‟akov o amava pois lhe supriu a falta de sua esposa Rachel e de seu filhoYossef já supostamente mortos, se Ya‟akov pretendia estabelecerYossef como seu principal herdeiro, seria lógico transferir esta responsabilidade para B‟niamin, mas Yehudá não agiu da forma como ele agiu com Yossef, algo havia mudado no coração dos irmãos deYossef.
Sentido espiritual da Parashá (comentários da Kabalah):
Teshuvá é um dos temas da Parashá de Mikets. Esta palavra (teshuvá), muitas vezes é mal traduzida como "arrependimento", mas na verdade significa "retorno, volta". Segundo Maimônides, rabino e filósofo espanhol medieval, a Teshuvá ocorre quando uma pessoa, confrontada com a oportunidade de cometer novamente uma determinada transgressão, se abstém de fazê-lo. Tomar consciência de nossos erros, em vez de servir apenas como uma fonte de culpa, deve tornar-se uma oportunidade de nos aproximar do melhor que podemos ser.

Observamos nas atitudes de Yossef, os atributos da misericórdia, que também devemos nos empenhar para desenvolver: facilitar o arrependimento de alguém que nos prejudicou, sem guardar ressentimento e desejando o seu bem, é uma tarefa nobre mas que muitos ainda não a praticam.
Yossef demonstra que o passado já não é um fardo para ele. Ele foi capaz de seguir em frente apesar dos horrores que sofreu no poço onde foi jogado por seus irmãos, na sua venda como escravo ao Potifar, na sua prisão acusado falsamente e no longo período preso injustamente, sim,Yossef tinha todos os motivos para odiar profundamente os seus irmãos e desejar ardentemente se vingar deles, ou ao menos fazer justiça pois, tinha poder e direitos para isso, Adonai havia posto os seus irmãos em suas mãos, da mesma forma como colocou o rei Saul nas mãos de David, mas ambos,Yossef e David resolveram não se vingar, o verdadeiro israelita no qual não há dolo preferiu deixar tudo nas mãos do Eterno, o Juiz de toda a Terra. Ele faz a suas correções, mas também cria um conjunto de circunstâncias que proporcionam aos irmãos a oportunidade de agir de forma diferente ao “favoritismo” que Ya‟akov demonstra em relação B‟niamin.

Embora existam numerosos ensinamentos na Porção de Mikets, esta é também uma história sobre sustento e sobrevivência. Com demasiada frequência, nos encontramos reagindo à “falta de algo” em alguma área de nossa vida.Yossef conseguiu prever que uma seca naquela região, seria a causa de uma grande escassez de alimentos e em vez de fechar os olhos para o problema ou reagir a ele após o fato, agiu de forma proativa. Ele não consegue evitar a seca, mas evita a escassez de alimentos. Sempre podemos saber escolher como lidar com os desafios: de forma proativa ou reativa, como vítimas ou protagonistas das situações que enfrentamos.

O tema central na vida deYossef é o sonho, um sonho que vislumbra uma solução de futuro, que não aceita uma realidade limitada e um destino predeterminado. Ao interpretar o sonho do Faraó,Yossef consegue ir além do futuro profetizado, ele busca uma solução que preservará o Egito. Observamos sua evolução e crescimento espiritual, não apenas interpretando, mas propondo
soluções. Ele age de forma proativa e assume a responsabilidade de fazer algo para modificar a realidade.

Yosef busca o Tikun (correção), a superação de suas limitações, o refinamento com perseverança e vence. Chanuká é o momento para lançarmos nossas flechas, projetando tudo aquilo que precisamos para o nosso refinamento e crescimento pessoal e espiritual.Yossef representa a Luz interna que não se apaga, nem nos momentos de decepção e medo e nem nos momentos de glória e poder.Yossef, o Tsadik/Justo. Que Adonai Eterno abençoe a Leitura e o Estudo de sua Palavra.
Fontes: ed sefer ,Torá lei de Moises , Maayanot, edição Gutnick , Comentários de Rashi 



Rav: Marlon Trocolli
Shaliach: Inácio Medeiros
Rosh: Jair Lima

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