Primeiramente, SOU UM mensageiro um que leva a davah.
Sou um crente na mensagem restauração desde os 17 anos de idade (e já se vão 25 anos). Sou Bacharel em Teologia pelo CATES/ENSINANDO DE SIAO (turma de 2011),BACHAREL EM TEOLOGIA PELA PETAH KETVAH, COM RABINO BOONEY KASSAD , ,apaixonado pelo estudo da bíblia , e pela teologia mais perfeita que e a teologia judaica nazarena histórica ,mais principalmente sou apaixonado por minha família que dou meu amor todos os dias , anny Carolliny ,Joao Mayâ e a você Anna Leopoldina obrigado
084 99916-1464
Rav: Marlon trocolli , Moré e Shaliach: Inácio Medeiros ,
Rosh Jair Lima , Roe:Alexandre Almada ,Moré Rosebio Monteiro , Rosh Ronaldo
Monteiro
A proposta da visão Restauracionista é levar os fiéis a
fazer a Teshuvá, Retorno às origens da Fé Patriarcal, aquela que uma vez foi
entregue aos santos (ver Judas 1:3)
Amados, procurando eu escrever-vos com toda
a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e
exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.
Judas 1:3 e, sabemos que não podemos fazer uma correta
Restauração na Fé se não sabermos como era o Original, assim, este artigo se
propõe a mostrar mais um detalhe da Fé que uma vez foi entregue aos Santos.
Objetivos:
* Demonstrar como foi realizada a última Pêssach/Páscoa de
Yeshua dentro do real contexto bíblico.
* Verificar que, um Estatuto Perpétuo não pode ser mudado
por outra qualquer cerimônia.
* Elencar os passos tomados por Yeshua durante a cerimônia
de Pêssach.
* Mostrar como a Qahal Nazarena (Congregação do primeiro
século) continuou a celebrar a Páscoa conforme as Escrituras.
* Desmentir a farsa romana a cerca da suposta "santa
missa", santa ceia ou comunhão.
Páscoa Bíblica ou Santa Ceia, qual cerimônia Yeshua deixou
como Memorial da Salvação?
Introdução: Encontramos em um dos estudos adventista ,um pastor que diz que a santa ceia substitui a pascoa ou Pessah
Hoje em dia, o mundo RELIGIOSOcelebra uma cerimônia que supostamente foi
deixada pelo Mashiach de Yisrael, Yeshua, como sendo um memorial a ser
celebrado regularmente em substituição a uma Santa Celebração dada pelo Eterno
D'us de Yisrael ao seu Povo eleito, porém, ao pesquisarmos a fundo esta
questão, verificando as raízes das duas celebrações, observamos que uma é
puramente pagã e fantasiosa, enquanto que a outra é um Rouquim, Estatuto
Perpétuo.
COMENTÁRIO
primeira vez que
“estatuto perpétuo” é mencionado na Bíblia é na origem da principal festa dos
judeus, a páscoa: “Este dia vos será por memorial, e o celebrareis como
solenidade ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo”
(Êxodo 12:14). O pessahjudaicotinha diversos rituais a serem observados,
como separar um cordeiro ou um cabrito no dia 10 do mês de Nisã, depois
guardá-lo e imolá-lo no dia 14 de Nisã ao pôr-do-sol e comê-lo com ervas
amargas e roupas de viagem, seguido de mais sete dias onde nenhum fermento
deveria estar na alimentação, a chamada festa dos pães asmos (Êxodo 12). Tudo
isto é apontado na Bíblia como estatuto perpétuo
Se verificarmos todas as supostas doutrinas de dita religião
dominanteque tem como sua principal
representante a igreja católica apostólica romana, a mesma que eleva a igreja acima das escritura como diz o proprio padre veja o video : notamos que as maiorias são
oriundas do paganismo, do gnosticismo e da filosofia greco-romana, ao se passar
um “pente fino” nestas doutrinas o que fica de originariamente bíblico são
apenas questões sem peso doutrinário, pois a maior parte dos dogmas a davar de
D'us.
A “Santa Ceia” cristã, tal como celebrada pelos cristãos, tem origem nos rituais pagãos e idólatras, sendo estranha à festa de pessach instituída pelo ETERNO. Eis o comentário do cristão Frank A. Viola disse :
“O misticismo associado à Eucaristia [Ceia] deveu-se à influência do misticismo religioso pagão.
Mesmo descartando a noção católica da Ceia do Senhor enquanto sacrifício, os modernos cristãos protestantes continuaram abraçando a prática católica da Ceia.
A Ceia do Senhor composta por um biscoitinho (ou pedacinho de pão) e um dedalzinho de suco de uva (ou vinho) em nada se assemelha a uma ceia de verdade, o mesmo ocorre na Igreja Católica.
O humor é sombrio e taciturno. Como na Igreja Católica, o pastor diz à congregação que cada um tem que se examinar com respeito ao pecado antes de participar dos elementos. Uma prática que veio de João Calvino.
Como o sacerdote católico, muitos pastores ministram a ceia e recitam as palavras da instituição: ‘Este é o meu corpo’ antes de distribuir os elementos à congregação. Da mesma forma que a Igreja Católica. Com apenas algumas poucas mudanças, tudo isso vem do catolicismo medieval” (Cristianismo Pagão, pgs. 113 e 114).
Este é o motivo pelo qual os nazarenos históricos ,os israelitas da atualidade não realizamos o rito pagão denominado “Santa Ceia”, cuja origem está no misticismo católico. Substituem-na pela verdadeira festa determinada pelo ETERNO (pessach), comemorando tanto o episódio da libertação do povo de Yisra’el no Egito quanto - e principalmente - a morte e ressurreição de Yeshua HaMashiach
Este pequeno artigo vem elucidar como uma celebração dita
“sagrada”, nada tem a ver com os reais conceitos deixados por D'us, anos antes
e que prefigurava uma realidade gloriosa da salvação do homem e sua real
realização na eternidade.
Este artigo também não tem o propósito de denegrir a imagem
de nenhuma religião, mas apenas de se fazer uma comparação entre as crenças
atuais com a Sã Doutrina exposta na Palavra de D'us. os nazarenos históricos sempre estão pautados e um verso ,restaurar o tabernáculo de Davi , ou o
verdadeiro judaísmo dos seguidores de mashiah
E com isto concordam as palavras dos profetas; como está escrito: Depois disto voltarei,e reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído, levantá-lo-ei das suas ruínas, e tornarei a edificá-lo. Para que o restante dos homens busque ao Senhor,e todos os gentios, sobre os quais o meu nome é invocado,diz o Senhor, que faz todas estas coisas, Conhecidas sào a Deus, desde o princípio do mundo, todas as suas obras.
Muitos eruditos concordam que a vida e a história do povo de
Yisrael era um espelho para a história da humanidade, o chamado, a eleição, a
salvação e a redenção de Yisrael prefiguravam tudo o que Adonai iria fazer com
a humanidade caída, em Bereshit/Gênesis 3:15
E porei inimizade
entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a
cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
Gênesis 3:15
D'us estabelece a Teshuvá do Eterno (ver Apocalipse 14:6)
E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho
eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e
tribo, e língua, e povo,
Apocalipse 14:6
Ao anunciar que um
Mashiach viria para resgatar a humanidade caída, assim, o homem não ficaria sem
a salvação de sua alma, e para servir de modelo didático ao mundo, D'us elege
um Povo pelo qual Ele ensinaria a humanidade a respeito de suas Leis,
Mandamentos (Instruções ), Estatutos (Rouquim) e Juízos ( Mishipatin).
A partir de então, tudo que acontece com Yisrael, seu
chamado, sua libertação do cativeiro, sua eleição, suas quedas e falhas e sua
salvação, serve como modelo para mostrar como D'us não apenas ama Yisrael mas o
mundo inteiro (ver João 3:16), assim foi com a libertação de Yisrael do cativeiro
Egípcio, que prefigurava a libertação a humanidade do cativeiro de haSatã.
A Páscoa bíblica começou quando ocorreu a última praga no
Egito, na noite da morte dos primogênitos, no dia seguinte, os israelitas
estariam saindo de vez do Egito, mas antes, ao pôr-do-sol que antecedia a noite
da praga, Yisrael teria que celebrar uma cerimônia que ficaria para sempre na
história da humanidade, assim diz a Palavra de D'us:
“Disse Adonai a Moshê e a Harão na terra do
Egito:.........falai a toda a Qahal de Yiarael, dizendo: aos dez deste mês,
cada um tomará para si um cordeiro, segundo a casa de seus pais, um cordeiro
para cada família,.......o cordeiro será sem defeito, macho de um ano, podereis
tomar um cordeiro ou um cabrito, e o guardareis até o décimo quarto dia deste
mês, e toda a Qahal de Yisrael o sacrificará ao pôr-do-sol de tarde.......naquela
noite, comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos e ervas amargas a
comerão......este dia vos será por MEMORIAL, e o celebrareis como solenidade ao
Eterno, nas vossas gerações o celebrareis por Estatuto Perpétuo........” (Êxodo
12:1 - 28)
Assim foi estabelecida a instituição da Páscoa, Pêssach em
Hebraico, que quer dizer “passagem”, pois naquela noite o anjo do Eterno passou
por cima das casas dos hebreus e não os feriu, e também, os israelitas passaram
da escravidão para a liberdade, não é preciso esclarecer que o cordeiro imolado
na páscoa representava Yeshua, o cordeiro de D'us que tira os pecados do mundo
(ver João 1:29), e este cordeiro teria que morrer exatamente numa Festa de
Páscoa, para que se cumprisse tudo que a respeito dele estava escrito, e assim
se cumpriu.
Quando lemos as últimas trajetórias da vida de Yeshua, mais
precisamente o último dia antes de sua morte, notamos que ele mesmo mandou os
seus discípulos prepararem a Sêder de Pêssach (ceia de páscoa), podemos comprovar
lendo os relatos dos Evangelhos:
“Chegou o dia da Festa dos Matzôt/Pães àzimos, em que
importava celebrar a Pêsach, Yeshua, pois, enviou a Pedro e João, dizendo: Ide
preparar-nos a Sêder para podermos comer a Pêssach, então eles lhe perguntaram:
onde queres que a preparemos?, então lhe explicou Yeshua: ao entrardes na
cidade, encontrareis um homem com um cântaro de água, segui-o até a casa em que
ele entrar e digam: O Rabbi manda perguntar-te, onde é o aposento no qual hei
de celebrar a Pêssach com meus discípulo?, ele vos mostrará um cenáculo
mobilado, ali fazei os preparativos” (Lucas22:7a13)
O relato de Lucas é bem mais completo, pois pega desde a
ordem dada por Yeshua, enquanto que os relatos de Mateus 26:17-19 e Marcos
14:12-16, já mostram os discípulos perguntando sobre o local da Festa e o
relato de João 13:1-2 já mostra Yeshua e seus discípulos durante a Sêder de
Pêssach.
O restante dos relatos nos três evangelhos sinóptico,
mostram Yeshua comendo a Sêder de páscoa, em Mateus 26:26/Marcos 14:26 diz:
“enquanto comiam, tomou Yeshua o pão, e, abençoando-o, o
partiu e disse: tomai e comei, isto é o meu corpo”
Ou seja, eles estavam em plena realização da Ceia de páscoa,
e não uma Ceia especial inventada na hora por Yeshua, isto é pura conjectura
afirmar que seria uma “santa ceia”, agora vamos ao relato completo de Lucas,
ele tira todas as dúvidas, Lucas mostra o início da Cerimônia da Sêder,
inclusive a Bênção do Kidush inicial que é a bênção do primeiro cálice de
vinho, que na Sêder de Pêssach são em número de três(03), os judeus tomam 3
cálices de vinho, que representam as 3 obras de D'us em nossas vidas; “Eu vos
libertarei; Eu vos livrarei; Eu vos resgatarei”:
“Portanto dize aos filhos de Yisrael: Eu vos LIBERTAREI de
debaixo das cargas do Egito, Eu vos LIVRAREI de sua escravidão, Eu vos
RESGATAREI com braço estendido e com grande manifestação de julgamento” (Êxodo
6:6)
Yeshua poderia ter dito também: “Eu vos Libertarei de
debaixo das cargas do pecado, Eu vos Livrarei da escravidão de Satã, Eu vos
Resgatarei com o meu sangue precioso”, pois Yeshua deu a primeira Benção do
Kidush, vamos ler passo a passo o relato de Lucas:
“Chegando a hora, pôs-se Yeshua à mesa, e com ele seus
talmidim, e disse-lhes: tenho desejado ansiosamente Celebrar esta Pêssach
convosco antes de meu sofrimento. Pois vos digo que, nunca mais a comerei, até
que ela seja celebrada no Reino de D'us” (Lucas 22:14-16)
Notem que Yeshua
disse que ele não comeria mais a Pêssach pois, logo após ela, ele seria morto e
depois subiria ao Pai, porém declarou em alto e bom som que, somente a comeria
de novo no reino de D'us, mostrando claramente que a celebração de Páscoa não
iria findar ali, com a sua morte, e sim, que ele não mais a comeria com seus
discípulos, mas que a Páscoa continuaria sendo celebrada pelos filhos de D'us
como Memorial Eterno da Salvação, até que Yeshua retornasse outra vez para
estabelecer o reino de D'us, aí sim, ele a celebraria novamente agora junto com
seus escolhidos salvos na Eternidade.
E continuando o relato de Lucas, lemos que Yeshua deu a
Benção do Kidush inicial, a benção do primeiro cálice de vinho:
“E tomando um Cálice, havendo dado a Benção, disse: Recebei
e reparti entre vós, pois vos digo que, de agora em diante, não mais beberei do
fruto da videira, até que o beba de novo no reino de D'us” (Lucas 22:17-18)
Como podemos verifica literalmente, texto a texto, Yeshua
não inventou ceia nenhuma e nem criou uma nova cerimônia, no mínimo o que ele
fez foi dar um novo significado Espiritual aos últimos elementos da Ceia de
Páscoa, o que seria muito justo, pois uma Nova Aliança estava sendo inaugurada,
assim a Festa sagrada de Páscoa estava sendo direcionada não somente ao povo de
Yisrael mas a todos os crentes que viessem a crer no Messias de Yisrael, ou
seja, os gentios, pois os gentios estavam nas mesmas condições em que Yisrael
se encontrava quando D'us os livrou da escravidão egípcia, os gentios eram
escravos de haSatã, viviam acorrentados com cadeias em seus pecados, estavam
sem D'us no mundo, gemiam sem esperanças de salvação, então D'us, da mesma
maneira como enviou Moisés para libertar os israelitas, D'us também enviou seu
Filho, o libertador da humanidade.
A celebração da Pêssach na Congregação do primeiro século:
O apóstolo Shaul/Paulo escrevendo sua primeira carta a
Congregação de Corinto,Lembre se da introdução que lhe falamos sobre as cartas
misturadas : portanto uma Comunidade não judaica mas gentia, adverte sobre
muitos erros que estavam sendo praticados naquela congregação primitiva, brigas
e ciúmes (ver I Coríntios 3:3), litígios entre os próprios irmãos (ver I
Coríntios 6:6), bebedeiras na celebração da Festa de Páscoa (ver I Coríntios
11:20-21) e um caso horrível de incesto familiar (ver I Coríntios 5:1) e
seguindo este mesmo capítulo 5, Paulo começa a fazer um paralelo interessante
com a Páscoa, certamente a festa de Páscoa ,estava bem próxima e todos sabemos
que para podermos participar da Ceia Sagrada de Páscoa deve-se haver uma
preparação espiritual antes, confessar pecados, orar sem cessar em fim, nunca
devemos ir à Sêder do Senhor carregados de pecados, mas não era o caso da
Congregação de Corinto e aquele grave pecado era o que mais incomodava Paulo,
pois ele diz:
“E, contudo, andeis vós ensoberbecidos e não chegastes a
lamentar, para que fosse retirado de vosso meio quem tamanho ultraje praticou?”
(I Coríntios 5:2)
Então Paulo, lembrando um costume judaico que é feito na
véspera da Páscoa que é a retirada do fermento de nossas casas, o fermento,
símbolo do pecado escondido, ele diz:
“Lançai fora o velho fermento para que sejais nova massa, se
de fato estais sem fermento, pois que também o Messias, o nosso Cordeiro de
Páscoa já foi imolado” (I Coríntios 5:7)
Paulo está querendo dizer que, se o Messias já entrou em
nossas vidas não devemos mais andar em pecados igual aos mundanos, ou seja, os
crentes da comunidade de Corinto deveriam estar se preparando para a Páscoa que
estava ás vésperas, e, no entanto, havia um terrível pecado no meio deles, e
assim, após terem retirado o mal, ou quem cometeu o mal do meio deles, agora
poderiam Celebrar a Páscoa do Senhor com a pureza de coração, como Paulo mesmo
declara:
“Por isso, celebremos a Festa(de Páscoa) não com o velho
fermento, nem com o fermento da maldade e da malícia e sim com Pães Ázimos da
sinceridade e da verdade, e não vos associeis com os impuros, como vos já
escrevi” (I Coríntios 5:8-9)
Assim, vemos por meio de uma Carta de Paulo, que uma
congregação primitiva e gentia também celebrava a Páscoa do Eterno, e mais
adiante Paulo adverte novamente quanto a maneira como a Páscoa estava sendo
celebrada, como era uma Festa, naturalmente os gentios crentes extrapolavam na
comemoração, como a Ceia de Páscoa tem 3 cálices de vinho, eles exageravam na
dose até ficarem completamente embriagados, o que era uma tristeza, pois o
sentido real desta Festa ia por água a baixo.
É no capítulo 11:17 em diante de I Corintios que Paulo
começa a dar instruções quanto a celebração correta da Sêder de Páscoa, antes
porém, ele novamente repreende o mal comportamentos daqueles crentes, também
pudera, eles não eram judeus, não estavam acostumados a celebrar uma festa
judaica, tudo era novo para eles:
“Quando pois vos reunis no mesmo lugar, não é a Sêder do
Senhor que comais, pois, ao comerdes, cada um toma antecipadamente a sua ceia;
e há quem venha com fome, ao passo que há quem se embriague” (I Coríntios
11:20-21)
Eles não haviam ainda entendido o real sentido da Páscoa, a
Sêder não é um jantar em que vamos para encher a pança, é tudo um simbolismo
espiritual, então Paulo começa as suas instruções logo da parte principal, que
são os elementos simbólicos do corpo e do sangue de Yeshua:
“Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei, que
o Senhor Yeshua, na noite em que foi traído tomou o pão, e tendo dado a Benção,
o partiu e disse: isto é o meu corpo, que é dado por vós, fazei isto em memória
de mim, igualmente, depois de haver ceado tomou também o cálice, dizendo: este
cálice é a nova aliança no meu sangue, fazei isto, todas as vezes que o
beberdes, em memória de mim” (I Coríntios 11:23-25)
Paulo termina suas advertências dizendo para terem mais cuidados
com as coisas de D'us, para não atraírem juízos sobre eles. Deste modo,
observamos como uma mentira passada e repassada à séculos é aceita sem
questionamentos, a tal “santa ceia” não expressa nem de longe o que a Santa
Páscoa do Eterno representa para nós o povo do Elohim, porém a nossa maior
alegria e sabermos que teremos novamente o nosso Senhor Yeshua celebrando de
novo conosco a Páscoa na eternidade, pois ele mesmo prometeu.
Qual a origem da dita “santa ceia”?
Dizem que um ERRO puxa um outro ERRO, e de fato isto
aconteceu, a Congregação Nazarena do primeiro século, que é a única Verdadeira
pois foi restabelecida por Yeshua Notzeri e organizada por seus apóstolos,
continuou fiel na doutrina dos apóstolos e profetas até meados do ano 300 E.C.,
o último apóstolo do Messias, João, morre por volta do ano 100 E.C., então
começou uma invasão de gnósticos com filosofias pagãs na igreja, começaram a
influenciar os líderes de congregações não judaicas Nazarenas, mas as gentílicas,
principalmente os bispos romanos, a empolgação toma conta dos bispos romanos
com a suposta conversão do imperador Constantino em 312 E.C. e a partir daí
inicia uma era negra para a Congregação de D'us, os bispos romanos começam uma
verdadeira demolição das doutrinas bíblicas, tudo que tinha cunho judaico foi
suprimido ou abolido, as festas bíblicas, as cerimônias litúrgicas, o culto
sabático, o estudo das Parashiôt (da Lei e dos Profetas), a celebração da
Pêssach Bíblica que até aquele momento os crentes primitivos continuavam
celebrando, pois semelhante a celebração do Shabat que foi proibido de ser
celebrado no concílio de Laodicéia (364 E.C.), a Festa de Páscoa também foi
proibida no concílio de Antioquia (341 E.C.), muitas doutrinas heréticas e demoníacas
foram postas no lugar da Verdade, tais como imortalidade da alma,
antinominismo, intercessão dos santos, trindade de deuses, a supremacia do
bispo romano, o sacrifício da missa, a transubstanciação, confissão auricular,
entre muitas outras heresias pagãs.
Destas heresias vamos nos deter apenas na famosa “missa”
católica, segundo esta igreja, a missa é um “sacrifício” em que o
padre/sacerdote realiza todas as vezes em que ele relembra a morte de Yeshua,
com a doutrina da transubstanciação, o padre transforma um pedaço de pão na
própria carne de Yeshua, e um cálice de vinho no sangue do Messias, assim
fazendo este sacrifício, eles dizem que o sacerdote católico tem o poder de
matar e ressuscitar novamente Yeshua a cada missa, esta ABERRAÇÃO é realizada
até hoje.
Durante a idade média as loucuras da igreja universal
predominanteestavam mais acentuadas e
visíveis, as indulgências eram o meio pelo qual os bispos e papas enriqueciam
ás custas da miséria e desgraça do povo, foi neste clima de revolta e
descontentamento que surgiu um padre alemão chamado Martim Luther, mais
conhecido como Martinho Lutero, ele rompeu com a igreja universalquando tentou reformá-la e não conseguiu, das
várias doutrinas heréticas desta igreja, Lutero pegou algumas e descartou
outras, entre as que ele considerou boas para serem praticadas pela sua nova
religião que havia fundado, o protestantismo, estavam a imortalidade da alma, o
batismo de crianças, o antinominismo, a santificação do dia do sol (domingo), o
antissemitismo, a trindade, a missa, entre outras.
Quanto a missa, Lutero reformulou-a tirando os elementos
rituais (transubstanciação) e deixando apenas os elementos simbólicos do corpo
e sangue do Messias, assim surgiu a famosa “santa ceia” dos protestantes evangélicos,
que nada mais é que uma “missa” reformulada, ou seja, continua a mesma
aberração de antes, porém, disfarçada.
A medida em que as seitas protestantes se dividiam, a
maneira de se celebrar a tal “santa ceia” também mudava de acordo com a
denominação, em muitas denominações ela é celebrada todos os domingos, iguais
as missas, em outras ela é feita de três me três meses, já em outras em
ocasiões especiais, assim, quando os evangélico realizam as suas “santas ceias”
eles estão na verdade realizando uma “missa”, uma cerimônia que teve origem no
paganismo romano, nada tendo a ver com o ato glorioso da libertação, remissão e
salvação de Yeshua contido na grande Festa instituída pelo próprio Eterno e que
deve ser celebrada por todos os salvos em Yeshua, como o verdadeiro MEMORIAL da
salvação de D'us.
Esta Festa Sagrada do Eterno que começou com a libertação do
povo de Yisrael e se cumpriu com a libertação do pecado de todos os seres
humanos por Yeshua haMashiach, continuou sendo celebrada pela Congregação
Primitiva Nazarena, a igreja de D'us, pois era ordem de D'us que todos os que
fossem agraciados pela libertação do Eterno que celebrasse a Páscoa a seu tempo
determinado nas Escrituras, e se alguém que tenha sido salvo e liberto do
pecado se recusar ou não querer celebrar a Páscoa do Eterno considerando-a
abolida ou inválida, sendo que Yeshua não declarou tal coisa, antes, prometeu
celebrá-la de novo no reino de D'us, esta pessoa perderá a salvação e será
eliminada do meio do povo do Eterno:
“Porém, se algum homem achar-se limpo e, não estiver em
viagem, e deixar de celebrara Pêsach, essa alma será ELIMINADA de meu
povo......tal homem levará sobre si o seu pecado” (Números 9:13)
,L.,C
Conclusão:
Este artigo foi escrito para trazer a verdade dos fatos para
aqueles que realmente queiram se libertar das doutrinas heréticas da igreja
romana, é verdade que fica até difícil admitir que tiveram praticando uma
mentira sem saber, pois tudo que Roma fez, ela o fez para justamente enganar
misturando o erro com a verdade, de uma tal maneira que pensamos que estamos
fazendo a coisa mais certa para D'us, a verdade está apenas na Palavra de D'us,
e a Páscoa está na Palavra do Eterno, foi instituída por Ele, confirmada por
Yeshua, celebrada por seus apóstolos e sua Congregação Verdadeira, portanto,
não há mais dúvidas.
Só lembrando que, qualquer coisa que ainda nos prenda a
Roma, nos faz CÚMPLICES dela, qualquer doutrina, qualquer costume, qualquer
dogma, ainda estaremos ligados a grande prostituta do Apocalipse, e a ordem
divina é para que saiamos do meio deste paganismo, senão sofreremos as severas
punições destinado a ela:
“Saiam da Babilônia e fujam do meio dos pagãos e anunciai
isto com voz de júbilo, proclamai-o e levai-o até ao fim da terra, dizei:
Adonai remiu a seu servo Yacov” (Isaías 48:20)
“Ouvi uma voz do Céu que dizia: Retirai-vos do meio dela, ó
meu povo, para não sedes cúmplices em seus pecados e para não participardes de
seus flagelos” (Apocalípse18:4)
Escrito adaptado e comentadopor:
Rav: Marlon trocolli , Moré e Shaliach: Inácio Medeiros ,
Rosh Jair Lima , Roe:Alexandre Almada ,Moré Rosebio Monteiro , Rosh Ronaldo
Monteiro
1º-Cremos, com Plena Fé que o Eterno D'us de Yisrael, Bendito seja seu nome, é o único D'us verdadeiro, que Somente o Eterno é o CRIADOR e o SUSTENTADOR do Universo, que apenas o Eterno criou, cria e criará todas as coisas, que o Eterno é INDIVISÍVEL, UM SÓ, ÚNICO, INCORPÓREO e IMORTAL, que o Eterno é o SER INCOMPARÁVEL, que Somente o Eterno é, foi e será o nosso ÚNICO D’US, que o Eterno não tem corpo, forma, imagem, figura, gênero. ELE é Totalmente Imaterial, que, na linguagem humana, o Eterno é, na realidade, Indescritível, Indefinível, o Eterno é o SER INIMAGINÁVEL, que o Eterno é Completamente Inigualável, conforme declara Ele próprio sobre si mesmo:
“Vós sois minhas testemunhas, declara o Eterno, e sois meu servo, a quem escolhi, para que vocês saibam e creiam em mim e entendam que Eu Sou o Eterno. Antes de mim nenhum deus se formou, nem haverá algum outro depois de Mim" (Yesha’yahu/Isaías 43: 10 e 11)
2º-Cremos, com Plena Fé, que Yeshua haNotzeri é o Mashiach prometido nas Escrituras hebraicas, o ser criado pelo Eterno para trazer a sua Salvação, que antes de seu nascimento era pre-existente como o verbo[memra/palavra] de D’us (ver João 1:1) passando a existir como pessoa após seu nascimento natural, nascido da semente de Yosef descendente de David pela intervenção da Ruach haKodesh. (ver Mateus 1:18 / Romanos 1:3).
3º- Cremos, com Plena Fé, que a Torah Sagrada é A Revelação de D'us ao homem e ela se constitui a nossa Regra de Fé e prática. (ver Levítico 18:5)
4º- Cremos, com Plena Fé, que as Escrituras hebraicas, constituída pela Torah (Lei-instruções), pelos Neviim (profetas) e Ketuvim (escritos) possuem plena inspiração divina servindo como adicional ao estudo da Torah. (ver Isaías 28:13)
5º- Cremos, com Plena Fé, na autenticidade dos Ketuvim Notzerim (vulgo novo testamento), exceptuando os erros de tradução e acréscimos posteriores, independentemente da língua vernacular a qual foi escrita, priorizando sempre os textos semíticos.
6º- Cremos, com Plena Fé, na mortalidade da alma e na Ressurreição dos justos por ocasião do retorno do Messias, iniciando seu Reino de Paz por Mil Anos e que, após o mesmo haverá a ressurreição dos ímpios para sua condenação eterna. (ver João 5:28 e 29 / Apocalipse 20:5 e 6)
7º- Cremos, com Plena Fé, que a Salvação vem pelo reconhecimento do Eterno D’us de Yisrael como Único D’us Verdadeiro e no Messias como o enviado do Eterno. (ver João 17:3)
8º Cremos, com Plena Fe, nos Dons do Eterno outorgados pela Ruach haKodesh, para o aperfeiçoamento de sua Qahal/congregação. (ver Joel 2:28 e 29 / I Coríntios 12:7 a 11)
Estes oito Princípios iniciais de Fé, permeiam a vida de todo israelita notzeri, sendo que ao levantar e ao deitar recitamos diariamente o sagrado Shema Yisrael, enquanto aguardamos ansiosamente pelo retorno de nosso Mashiach. Que seja breve!!
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