Por: Shaliach: Inacio Medeiros ( Shaul ben Derech )
Roê: Alexandre Almada ( Mosheh ben Derech)
Levítico 111 E falou o SENHOR a Moisés e a Arão, dizendo-lhes:
2 Fala aos filhos de Israel, dizendo: Estes são os animais, que comereis dentre todos os animais que há sobre a terra;
As duas principais objeções
apresentadas contra a observância das leis de Kashirut sobre alimentos limpos e imundos são as seguintes. (
l ) A falta de fundamento lógico em afirmar a lei de imundície esta em vigor, mas negligenciar outras leis similares
como da imundície das mulhereres (LV
12). (2) A alegação de que Novo Testamento aboliu explicitamente as leis sobre
animais limpos e imundos. Com base nisso, muitos Israelitas da restauração ,nazareno
judeus messiânicos, falo ate (cristãos
por que tem igrejas que guardam e observam essas leis) mais observam de forma
errada , acreditam não ter nenhuma obrigação de observar essas normas alimentares,
ouvi uma frase um dia de um rabino amigo , ele disse tem muitos que não sabem
nem comer já se dizem judeu.(Respeitando o tempo de cada um a theshuvah pra ums
e mais lentas e outros mais rápida , tem muitos que como essa matéria ainda
esta apenas no sentido de puro e impuro.)
— Em resposta a tais objeções, temos diversos argumentos que
demonstram a validade permanente dessas instruções alimentares:
l . A justificativa principal para a distinção entre
alimentos limpos e imundos é que D’us e santo (kadosh) e requer santidade (
kedushah ) também seu povo (LV 11:45; IPe 1:15, 16).
2. Um estudo comparativo de diferentes tipos de imundície no
Pentateuco demostra que a dos animais e de uma categoria única.
É possível estabelecer a diferença entre as duas categorias
basicas de imundície da seguinte maneira.
a. O tipo de imundície dos animais imundos é permanente,
natural, hereditária, não litúrgica, e,
portanto, universal (Gn 7:2,3 Lv 1
1:1-47•, 20:25, 26; e o outro tipo de imundície é adquirida, temporária e
cerimonial (Lv 5: 1-1 3, 11.24-40; 12:1-8; 13:1-46, 16:26-28; etc.).
b. A impureza
dos animais imundos não é contagiosa.( por exemplo pegar em um porco não o faz
ficar imundo ) Os animais não podem causar nem transmitir imundície. Nenhum
animal imundo vivo pertence às seis fontes de imundície
contagiosa: carcaça, cadáver, diversas doenças de pele, mofo e fluídos
corporais (sangue ou sêmen).
c. Tocar ou
carregar um animal imundo não excluía a pessoa das atividades sociais ou
religiosas, tais como visitar o templo ou adorar no santuário.
d. Não se
prevê nenhuma medida para tornar limpos animais imundos. Não há forma de se
remover esse tipo de imundície; é impossível purificá-la ou curá-la.
e. Não se
prevê castigo para quem desobedece a prescrição e consome esse tipo de
alimentos. Apesar disso, a ausência de castigo não
significa que essas prescrições devam ser tratadas levianamente. Elas pertencem
à categoria de pecados que não podiam ser expiados pelos rituais do santuário.
f. Essas
mitizvah de cunho alimentar não possui ligação nenhuma com os rituais do santuário
terrestre nem com a presença visível do Senhor (shekinah) entre os nazarenos históricos
daquela época ( sei que alguns vão sorrir kkk )o povo de D’us.
g. A origem
dessas leis alimentares são antes dos estatudos dados por D’us a Mosheh (Gn
7:2, 3) e, portanto, muito mais antiga do que as leis relativas a outro tipos
de imundície.
h. Os
regulamentos alimentares da torá também se aplicam ao estrangeiro e ao morador
da terra (heb. ger). De todo acervo de leis sobre imundície existente em
Levítico 11—15, apenas as leis alimentares se aplicam aos peregrinos por meio
da lei da caça, que vigorava tanto sobre os israelitas como sobre os
estrangeiros (LV 17:13; ver também Gn 9:4, LV 7:17, 18).
3. O forte apelo à kedushah (santidade) em Levítico
está em harmonia com a enérgica admoestação de Pedro para os nazarenos históricos
a serem kedoshin. A razão aduzida pelo
apóstolo para sermos kedoshin (IPe 1:15, 16) deriva da passagem que trata das
leis alimentares das escrituras (LV
11:44, 45).
4. A íntima
relação entre interdições alimentares, advertências contra idolatria e
proibição contra toda forma de conduta imoral (todos os três são chamados de
abominação [heb. tocebah], LV 18:22; Dt 7:25; Ed 9:1) é uma indicação de que
essas são questões morais que continuam a vigorar também nos escritos nazarenos
como exemplo a frente (ver At 15:20; Ez
33:25, 26).
5. As leis do
Pentateuco formam um mosaico, ou seja, um quadro completo, coerente. Não
podemos descartar certas leis pelo simples fato de elas constarem-na torá, como
por exemplo, as leis contra a idolatria, a prostituição, a homossexualidade ou
o incesto. Os dois grandes mandamentos também foram extraídos da mesma fonte
(Dt 6:5; LV 19:18).
6. Embora o
aspecto da saúde deva ser levado a sério, a questão não é só de saúde, mas
também de kedushah (santidade).
7. A
legislação sobre alimentos imundos não foi revogada nos escritos nazarenos . Não
há nada de tipológico ou simbólico na natureza dos preceitos sobre alimentos
limpos e imundos que aponte para Yeshua como seu cumprimento definitivo . já relacionadas
com o sistema cerimonial perderam sua validade com a chegada da realidade que
elas prefiguravam (Dn 9:27 Ef 2:15).
Carnes imundas e o Nos escritos nazarenos
A fim de interpretar corretamente as pasagens dos escritos
nazarenos ou Ketuvin nazarenos que
tratam de instruções alimentares, é preciso estabelecer a diferença entre duas
palavras gregas: akathartos ("imundo") reflete o ensinamento do
Tannah ( tora ,nevin ,ketuvin); e koinos ("comum contaminada") aponta
para o conceito rabínico específico adotado durante o período
intertestamentário e conhecido como contaminação por associação. Acreditava-se
que, se algo limpo tocasse em algo imundo mesmo potencialmente, essa coisa se
tornava koinos, isto é, contaminada.
Visto dessa perspectiva, Marcos 7:18, 19 2parte não fala sobre comer alimento imundo, mas
sobre comer com as mãos contaminadas. Yeshua faz o contraste entre a tradição dos anciãos e
a lei bíblica, e ressalta a diferença entre contaminação espiritual e
contaminação física. O perigo para a pureza da mente/coração é mais importante
do que aquilo que entra no estômago.
Em Atos 10:14, Pedro não entendeu que podia comer os
animais, porque até mesmo os animais limpos ficam contaminados pela associação
com os animais imundos, não conforme o ensinamento bíblico, mas rabínico. D’us
ordenou a Pedro que parasse de chamar animais limpos de koinos, isto é, contaminados
pela associação com os animais imundos. Isso significava que ele (um judeu)
tinha que parar de considerar-se impuro por associar-se aos gentios (ver At
10:28; 1 1:12).
Ao proibir o consumo de sangue, 15 confirma a validade das
leis alimentares. Vale destacar que as quatro questões decididas no concílio de
questões(At 15:20, 29) são as mesmas encontrada na mesma ordem em Levítico 17;18. e todas se
aplicam também ao estrangeiro que peregrinava entre eles: (l) não comer
alimentos oferecidos ídolos LEV 17:3-9); (2) não comer sangue (LV 17:10,14);
(3) abster-se da carne de animais sufocados (LV 17:15, 16); e (4) abster-se das
relações sexuais ilícitas (LV 18.1-30). A luz de Levítico 17:10-14, esses
decretos apostólicos incluem, de forma implícita, a legislação sobre alimentos
limpos e imundos (ver LV 17:13).
Em Romanos 14 e I Coríntios 8:10, Paulo explica que a carne
oferecida aos ídolos não fica contaminada por causa de seu contato com os
ídolos. A ligação dos alimentos com os ídolos não muda nada, porque o ídolo não
é nada. Por essa razão. ele declara que nenhum alimento é por si mesmo impuro
(koinos) (Rm 14:14). Note que ele não utiliza a palavra "imundo"
(akathartos).
fonte : biblia peshita , king james , interpretando as escrituras , ensaios da torá
pesquisas na net ,
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