sábado, 11 de janeiro de 2020

A pré-existência do Messias e sua importância na criação



Por: 
Shliach  Shaul ben Derek
Rosh Jair Lima 
Rav:Marlon Trocolli    

1 parte 


A atitude do coração é crucial quando se trata de reconhecer a posição que a pessoa que é o assunto deste tipo de reverência. Portanto, o argumento de que Yeshua deve ser o eterno por ser "adorado" não resiste a um estudo mais aprofundado. vamos estudar os textos que falam da preexistência do Messias e sua importância na criação.










O Projeto Messias - o plano eterno mestre para a criação

Em Gênesis 1: 1 está escrito:
"No principiou criou deus os céus e a terra" ( Trad. meu) 
Em João 1: 1 está
escrito:

"No princípio era o Verbo, eo Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus."
(ESV)

Miquéias 5: 2 (v 1 no heb texto ..) está escrito:

"Mas tu, Belém Efrata, embora pequena estão entre os clãs de Judá, de ti virá para mim que há de reinar em Israel. e suas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. "( NLT)

Um Midrash 1 ele diz:


"Desde o início da criação do mundo rei Messias nasceu, pois ele entrou na mente (de Deus), mesmo antes da criação do mundo."

O que era antes do início? Apenas um, Elohim. No entanto, dentro Elohim eles tinham planos que estavam lá desde a eternidade, um estado atemporal, já que desde a criação de todos os tempos começou. Tudo o que foi no Criador antes da criação, é fora do tempo, mas não como existente, como a entendemos, mas como parte de um pensamento, um conselho, um plano ou projeto. 
Este plano é a Palavra, a Torá, o Eterno com Sua infinita sabedoria fez desde a eternidade, em um tempo fora do estado. De acordo com o Talmud, 7 sete coisas foram criadas antes que o mundo foi criado:



1 Pesikta Rabá 152b

2 39b Nedarim, 54a Pesachim.


1. Torah (Pv 08:22).


2. Arrependimento (Sl 90: 2-3).


3. O Jardim do Éden (paraíso) (Gênesis 2: 8).


4. Gehinom (inferno) (Is 30:33).


5. O trono de glória (Sl 93: 2).


6. Templo (Jr 17:12).


7. O nome do Messias (Sl 72:17).

O mundo foi criado em relação a essas sete coisas. A Torá é o plano arquitetônico de toda a criação.
 O fato de que falar de arrependimento como algo que precede a criação nos ensina que, embora o Senhor não tivesse decidido de antemão que o homem pecou, Ele já tinha planejado uma solução para o pecado do homem, como está escrito no Apocalipse 13: 8b:
"O Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo." ( RV60) Em 1 Pedro 1:20

está escrito:
"Porque ele foi preparado desde antes da fundação do mundo, mas tem aparecido nestes últimos tempos para você" ( NVI) Hebreus 4: 3b está escrito:


Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse:Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo.

Hebreus 4:3" ( CF) A palavra hebraica em Gn 1: 1

foi traduzida No princípio É "Bereshit". É uma palavra composta de duas palavras, "ser" significa dentro, em, com, por meio, por causa etc., e "Resheet" 3 primeiros meios (em vez disso, tempo, ordem ou classificação), colher, Casa, Casa, melhor etc. De acordo com Strong, a última palavra vem da mesma raiz como "Rosh" 4 cujos meios de cabeça, parte superior, em primeiro lugar, o chefe, mestre, régua, etc.

 De acordo com Rashi, 5 em todos os lugares onde a palavra "reshit" aparece nas Escrituras, é no estado de construção 6 em relação ao substantivo que se segue. A letra "TAV" final no 
3 H7225 forte re'shiyth, ray-sheeth ' Do mesmo H7218; o em primeiro lugar, no lugar, tempo, a ordem ou hierarquia (a Especificamente primícias): - começando, chefe (-est), primeiro (-fruits, tempo parcial), a coisa principal. 4 H7218 forte ro'sh, Roshe,
A partir de uma raiz não utilizada, aparentemente, o que significa que a agitar; o cabeça ( Facilmente maioria como abalado) Seja ou figurativamente literalmente (em muitas aplicações, de lugar, tempo, posição, etc.): - banda, começando, capitão, capitel, chefe (-est lugar, homem, as coisas), empresa, final, cada X [homem], cabeça excelente, em primeiro lugar, vanguarda, ([ser-]), a altura (em) de altura (-est parte, [padre]), chumbo X, X pobre, principal, régua, soma, topo.
5 Rabi Shlomo ben Yitschac (França 1064-1105 CE). Um dos exegetas medievais mais
importante. Seu comentário sobre Chumash (Pentateuco) é estudada em cada yeshiva (escola religiosa de formação rabínica) em todo o mundo. Seu trabalho combina as explicações rabínicas do Talmud, o Midrash, as tradições extra-talmúdica, antigos Traduções em aramaico, chamados Targumim e outros.

Suas explicações do texto Word mostra "Bereshit" que está escrito na construção forma, dando o significado de "princípio". 

Agora, a palavra que se segue é "bara", que significa literalmente criada e, portanto, não é um substantivo, mas um verbo. 
No entanto, de acordo com Rashi, este verbo deve ser entendido como a criação. A tradução literal dos dois primeiros versos seria então: "No início dos criou Elohim os céus e a terra, quando a terra era trevas e vazio, com a escuridão sobre a superfície do abismo, e o sopro de Deus pairava sobre a superfície das águas, então Deus disse:" Haja luz " e houve luz. "
De acordo com esta interpretação, o primeiro verso não explica a ordem em que as coisas foram criadas. 
Luz foi uma das primeiras coisas que fez o Senhor, antes que o sol e as estrelas. fontes judaicas antigas referem-se tanto dessa luz primária, como o Espírito voando sobre a superfície das águas, com o Messias, como você pode ler no Midrash: 7

Esta é a luz do Messias ... para ensinar que o Senhor viu a geração do Messias e Seu ministério antes da criação do mundo, e ele escondeu ... sob o Seu trono de glória. HaSatan perguntou: "Mestre do mundo: Quem é essa luz sob o seu trono de glória? E o Senhor respondeu: "Ela está reservada para a pessoa que vai lidar com rosh". 

Em uma das regras de interpretação do terceiro nível, em hebraico "drash", "pesquisa", são comparados e
expressões ou palavras semelhantes que aparecem em diferentes textos nas Escrituras se relacionam. 
A palavrA "Resheet" aparece quase 20 vezes no Chumash, e mais de 50 vezes ao longo do Tanakh. 9 Ele é utilizado em ligação com o início de um reino (Gn 10:10.); um primeiro filho (Gen. 49: 3 ..; Dt 21:17); com os primeiros frutos da terra, os primeiros frutos (Ex 23:19 ;. 34:26) etc. Em Provérbios 08:22, sabedoria, que é a Torá, é chamado de "o início ( Resheet) do seu caminho". Jeremias 2: 3, o povo de Israel é chamado de "a colher ( Resheet) seus frutos".

Nas escrituras existe um relacionamento íntimo entre Resheet e o ungido . O Messias é o Resheet de todas as coisas, como está escrito em Colossenses 1: 15-18:

Hebraico têm a intenção de dar ao leitor uma compreensão do seu significado literal em hebraico  "Peshat", que é o primeiro nível de interpretação da Escritura. Em outras palavras, ele está explicando o que significa o texto da Torah a olho nu. 6 Este fenômeno gramatical, chamado smijút em hebraico, é muito comum nas Escrituras, e construir um relacionamento entre dois substantivos, um dos quais é subordinado ao outro, o que determina. Por exemplo, "Simchat Torah". A palavra "simcha" ou "simjah" é uma palavra feminina que significa "alegria". Quando ele aparece na forma construto a letra "hey" final é trocado por um "TAV" para ter o significado de "alegria". "Simchat Torah" significa literalmente "a alegria de aprender." 7 Yalkut em Is 60. 8 Rav Shimon ben Lakish em Bereshit 2: 4 9 Conhecido no mundo cristão como o Antigo Testamento. Tanakh é uma palavra acróstico composto pelas três primeiras letras dos nomes das três partes do cânon hebraico, Torah (instrução), Neviim (Profetas) e Ketuvim (Escritos).


0 Comments:

Postar um comentário