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segunda-feira, 6 de abril de 2020
QUEM FOI YEHUDAH ISHI KARIOTES?????
Será que sua morte foi assim mesmo ,aguarde teremos um outro estudo esse vídeo e apenas ilustrativo !!
Yehudah Isikariotes foi o discípulo que traiu Yeshua. Ele
pertenceu ao grupo dos doze Talmidin que Yeshua chamou para acompanhá-lo, e seu
nome sempre aparece em último lugar nas listas que trazem os nomes dos Shelichin.
Ele também é frequentemente mencionado na narrativa das
escrituras , às vezes apenas como “Yehudah”, mas geralmente seu nome é
acompanhado com alguma descrição que o distingue dos demais. Por exemplo: ele é
chamado de “Yehudah, que o traiu”, “Yehudah Iscariotes, filho de Simão”, Yehudah
filho de Simão Iscariotes, ou apenas “o traidor” (Mateus 26:14,25,47; 27:3;
Marcos 14:10,43; Lucas 22:3,47,48; João 6:71; 12:4; 13:2,26-29; 18:2-5).
A história de Yehudah Iscariotes
Yehudah Isikariotes era filho de um homem chamado Simão
(João 6:71; 13:2,26). Seu local de origem passa pela discussão acerca do
significado da palavra “Iscariotes”. Provavelmente essa palavra seja derivada
do termo hebraico ‘ish Queriyot, que significa “homem de Quiriote”, visto que
em certos manuscritos do Evangelho de João aparecem as palavras apo Karyotou.
Se o significado de Iscariotes for realmente este, o que é
muito possível, então encontramos a informação sobre o local de origem de Yehudah.
O Antigo Testamento menciona dois locais com o nome de Quiriote. O primeiro era
localizado em Moabe (Jeremias 48:24,41; Amós 2:2). Já o segundo,
Quriote-Hezrom, ficava localizado aproximadamente ao sul de Hebrom (Josué
15:25).
Há também quem defenda que Iscariotes não seja uma indicação
de seu lugar de origem, mas um tipo de designação infame para identificá-lo.
Para isso, alguns estudiosos sugerem que essa palavra tenha origem num termo
que significa “um assassino”, e, portanto, a interpretam no sentido de “o homem
da adaga”.
Contudo, essa última interpretação é bem pouco provável.
Normalmente é aceito que a designação “Yehudah Iscariotes” signifique
simplesmente “Yehudah, o homem de Quiriote”.
Yehudah Isikariotes era um dos doze Shelichin
Yehudah Isikariotes servia como tesoureiro no grupo (João
13:29). Mas no exercício dessa atividade, ele é chamado de “ladrão” no
Evangelho de João. O texto bíblico diz que Yehudah Isikariotes furtava a
arrecadação que ficava guardada na bolsa que ele era o responsável por guardar
(João 12:6).
Durante o ato de profunda adoração de Maria de Betânia, a
irmã de Lázaro, a qual ungiu o Senhor Yeshua quebrando um vaso de alabastro que
continha um precioso unguento, Yehudah fez duras críticas a tal atitude.
Inclusive, ele conseguiu influenciar os demais discípulos em sua crítica
(Mateus 26:6-13; Marcos 14:3-9; João 12:1-8).
Apesar de Yehudah Isikariotesinicialmente argumentar que
aquele unguento poderia ser vendido e o valor arrecado ser distribuído aos
pobres, na verdade ele não estava preocupado com isto. Na verdade, além de ele
não reconhecer a significativa ação daquela mulher que, inclusive, foi elogiada
por Yeshua, Yehudah Isikariotesficou frustrado por não ter conseguido
enriquecer seu próprio bolso com a venda do nardo puro (João 12:5,6).
Curiosamente os evangelistas posicionaram, logo após esse
episódio em Betânia, a narrativa sobre quando Yehudah Isikariotes se dirigiu
aos principais sacerdotes para acertar um acordo com relação à traição de Yeshua
(Mateus 26:14-16; Lucas 22:3-6; cf. Marcos 14:10).
Yehudah Isikariotes traiu Yeshua
O Shaliah Mateus, escritor do Primeiro Evangelho, foi quem
mais forneceu detalhes acerca do acordo entre Yehudah Isikariotese os
principais sacerdotes a fim de trair Yeshua (Mateus 26:14-16).
Yehudah Isikariotesrecebeu como pagamento para trair seu
Mestre a soma de trinta moedas de prata. É interessante saber que esse valor
recebido por Yehudah com as tinta moedas de prata talvez tenha sido dez vezes
menor do que o valor de avaliação que ele próprio fez do unguento que Maria de
Betânia utilizou para ungir Yeshua.
A narrativa bíblica também nos informa que Yehudah
Isikariotes esperou o momento mais oportuno para poder trair o Senhor (Lucas
22:6). Isto acabou acontecendo na noite em que Yeshua celebrou a Páscoa com
seus discípulos no cenáculo, e institui o sacramento da Ceia do Senhor. Aqui
nos recordamos das conhecidas palavras do Shaliah Paulo: “Na noite em que foi
traído” (1 Coríntios 11:23).
Yehudah estava na mesa juntamente com Yeshua e os outros
discípulos. Depois de Yeshua ter dado a ele o bocado molhado, a Bíblia diz que
“entrou nele Satanás”, e Yeshua lhe disse: “O que fazes, faze-o depressa” (João
13:27).
Saindo dali, Yehudah Isikariotes pôs em prática o plano da
traição. Já no jardim do Getsêmani, enquanto o Senhor Yeshua orava, Yehudah Isikariotes
consumou seu ato beijando Yeshua, e assim os soldados o prenderam (Marcos
14:43-46). Profecias do Antigo Testamento apontavam justamente para esse momento
(Salmos 41:9; 55:12-14; Zacarias 11:12).
A morte de Yehudah Iscariotes
A morte de Yehudah Isikariote sé registrada apenas em Mateus
27:3-5 e Atos 1:18. Antes de morrer, Yehudah ainda esboçou um tipo de
arrependimento e remorso patético. Ele procurou os principais dos sacerdotes e
os anciãos a fim de devolver as trinta moedas de prata.
Yehudah Isikariotes escutou dos sacerdotes que ele era o
responsável pelo que havia feito. Diante disto, ele acabou atirando as moedas
no Templo antes de retirar-se para ir se enforcar (Mateus 27:4,5). Os
sacerdotes não colocaram as moedas no cofre das ofertas, visto que eram pelo
preço de sangue. Porém, eles acabaram comprando o campo de um oleiro, para
servir de sepultura dos estrangeiros. Esse campo foi chamado “Campo de Sangue”,
assim como havia sido profetizado pelo profeta Jeremias. Na verdade,
indiretamente, foi o próprio Yehudah quem comprou aquele campo ao devolver as
moedas aos sacerdotes e anciãos.
Mateus apenas relata que Yehudah saiu para se enforcar. Já o
evangelista Lucas, no livro de Atos, fornece alguns detalhes sobre esse momento
de acordo com a descrição dada pelo Shaliah Pedro. Ele diz que Yehudah
Iscariotes, “precipitando-se, rebentou pelo meio, e todas suas entranhas se
derramaram” (Atos 1:18). Matias foi escolhido para ocupar o lugar deixado por Yehudah
Iscariotes.
Pior do que a sua trágica e assombrosa morte, é a sentença
que lemos sobre o seu fim: “[…] Yehudah se desviou, para ir para o seu próprio
lugar” (Atos 1:25). Esse “lugar” é claramente indicado nas palavras de Yeshua
orando ao Pai: “Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles pereceu,
exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura” (João 17:12).
O caráter de Yehudah Iscariotes
Considerando todas as referências bíblicas em que Yehudah
Isikariotes é mencionado, podemos perceber que ele reunia em si a hipocrisia, o
egoísmo, a soberba, a avareza, a inveja e a cobiça. Seu caráter duvidoso pode
ser muito bem resumido na designação clara e objetiva dada a ele pelo Shaliah
João: “Ora, ele disse isto, não pelo cuidado que tivesse dos pobres, mas porque
era ladrão e tinha a bolsa, e tirava o que ali se lançava” (João 12:6).
João o identificou, em poucas palavras, como sendo uma
pessoa mentirosa, enganadora, gananciosa e capaz de roubar. Além disso, Yehudah
Isikariotesera uma pessoa dissimulada. Diante do anúncio de Yeshua de que havia
entre eles um traidor, Yehudah Isikariotesfoi tão frio a ponto de dizer:
“Porventura sou eu, Rabi?” (Mateus 26:25).
A história de Yehudah Isikariotesé um retrato vívido de como
o homem, em sua própria natureza, é completamente depravado e perverso, apto a
ser instrumento nas mãos do diabo (João 6:70,71). É impossível separar a
pergunta sobre quem foi Yehudah Isikariotesdas conhecidas palavras de Yeshua
sobre ele: “Mas ai daquele por intermédio de quem o Filho do Homem está sendo
traído” (Mateus 26:24).
Author:
Raizes Hebraica
às
abril 06, 2020
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