Parashá 17: Yitro, Shemot/Êxodo 18 à 20
Haftará: Isaías 6:1 à 7:9; Mateus 5:17-30; Marcos 7:1-23; Lucas 16:14-17; Romanos 2:17-29; Tiago 2:8-13
Shabat, 18 de Fevereiro de 2019 – 22 de Shevat de 5779
Este é um comentário sucinto e objetivo das Lições da Torah e dos Profetas(Atos 13:15) ou Parashiôt, Yitro, sogro de Moisés e sacerdote pagão de Midiã, ouviu o que Adonai fez por intermédio de Moisés aos israelitas. Ele levou a mulher de Moisés e os dois filhos deles, a Moisés no deserto, depois de uma reunião amigável, Moisés compartilha com Yitro toda a história de como Adonai resgatou os hebreus da escravidão do faraó no Egito. Alegrou-se Yitro, dizendo: "Bendito seja o Eterno. Agora eu sei que o Eterno é maior do que todos os outros deuses."
Yitro em seguida, fez sacrifícios ao Eterno D‟us Santíssimo e todos festejaram, no dia seguinte, Yitro observou Moisés resolvendo os litígios entre as pessoas. "Por que você se senta sozinho como juiz, Moisés, enquanto as pessoas vêm sobre você desde a manhã até a noite?" "As pessoas vêm até mim para buscar o Eterno, eu decido entre o homem e seu próximo e dou a conhecer as Leis de D‟us"
"Mas isso não está certo", respondeu seu sogro. "Você vai cansar-se e as pessoas desfalecerão. Agora ouça o que digo, vou aconselhá-lo. Você é um representante divino e ensina as pessoas do caminho de D‟us, procura dentre eles homens capazes, que temem a D‟us, os homens de confiança que desprezam ganho ilícitos. Defina esses homens sobre o povo como chefes de mil, de cem, de cinquenta e de dez. Deixe que eles exercem autoridade sobre as pessoas em todos os momentos. Eles vão decidir as disputas menores e trarão os grandes disputas para você". Moisés seguiu os conselhos de seu sogro em criar este sistema. Então Yitro voltou para a sua terra.
Os israelitas acamparam em frente à montanha no deserto de Sinai. Adonai fala a Moisés para dizer aos israelitas: "Vocês viram o que Eu, Adonai, fiz aos egípcios e como Eu vos trouxe a Mim. Agora, se vocês me obedecerem, foram fiéis e guardardes a Minha Aliança, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos da terra. Na verdade, toda a terra é Minha, mas vós sereis para Mim um Reino de Sacerdotes e uma nação Kodesh".
Moisés retransmite a mensagem do Eterno para o povo e eles respondem em uma só voz, dizendo "Tudo o que Adonai tem falado, faremos."
Adonai fala a Moisés: "Em três dias, Eu virei a ti em uma nuvem espessa, para que o povo ouça, quando Eu falar com você e por isso confiem em você para sempre. Agora, avise o povo para que fiquem limpos e purificados, porque Adonai em breve irá aparecer no Monte Sinai. "E Moisés disse ao povo para se preparar para uma audiência com o Eterno.”
No terceiro dia, quando amanheceu, houve trovões, um vento impetuoso e relâmpagos, uma densa nuvem pairava sobre a montanha e uma explosão muito forte juntamente com sonido de Shofar. Todas as pessoas tremiam de medo, Moisés levou o povo até fora do arraial para se apresentarem diante do Altíssimo e eles tomaram seus lugares no sopé da montanha. Então, o Monte Sinai ficou todo envolto em fumaça, pois o Eterno havia descido sobre ele em fogo e todo o monte tremia violentamente. O clangor do Shofarim foi ficando mais alto e mais alto a cada momento. Adonai disse: "Desce, adverte o povo e os sacerdotes a não tentar vir para cima ou olhar diretamente para o Eterno, para que não pereçam".
E falou Adonai Eterno todas estas Palavras, dizendo:
I
Eu Sou o Eterno vosso D‟us, que te tirei da terra do Egito, da casa da escravidão.
II
Não porás outros Elohim além de Mim. Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima nos céus, ou embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Você não deve se curvar a eles ou servi-los, porque Eu, o Eterno teu D‟us, Sou D‟us zeloso, que visito a culpa dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me rejeitam, mas mostro bondade até mil gerações daqueles que me amam e observam os meus Mandamentos.
III
Não tomarás em vão o Nome do Eterno, vosso Elohim; porque Adonai não considerará inocente quem jurar falsamente pelo seu Nome.
IV
Lembre-se do Shabat para mantê-lo Santo. Seis dias trabalharás e realizarás todo o seu trabalho, mas o sétimo dia é o Shabat de Adonai, teu D‟us; você não deve fazer nenhum trabalho nele, nem você, nem seu filho ou filha, nem seu escravo homem ou mulher, nem o teu animal, ou o estrangeiro que está dentro das tuas povoações. Porque em seis dias Adonai fez o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e descansou no sétimo dia; por isso Adonai abençoou o dia de Shabat e o tornou Santo.
V
Honra teu pai e tua mãe para que você tenha longos dias sobre a terra que Adonai, teu Elohim, te dá.
VI
Não assassinarás.
VII
Não cometerás adultério.
VIII
Não furtarás.
IX
Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
X
Não cobiçarás a casa do teu companheiro; Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seu escravo homem ou mulher, ou o seu boi ou o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo".
Quando o povo presenciou os trovões e relâmpagos, o clangor da trombeta e o próprio monte fumegante, todos caíram para trás com medo. "Você fala a nós, Moisés e ouviremos. Não fale Adonai conosco para que não morramos." E assim, Adonai lhes proclamou as Dez Palavras Sagradas
Sentido espiritual da Parashá(comentários da Kabalah):
Nesta porção da Torah o povo de Yisrael está em plena travessia do deserto, três meses após a saída do Egito. É a Parashá na qual os Dez Pronunciamentos são proclamados. Apesar de todas as nações terem ouvido sobre a abertura do Mar Vermelho e perguntado acerca de seu significado, e todas saberem da vitória do povo de Yisrael sobre Amalec, não deram ouvidos à mensagem.
Muitas vezes a Luz Divina coloca algo na sua frente, mas você não dá importância, com o excesso de informações à nossa volta, e dispondo de tão pouco tempo para estudarmos a Torah e as Escrituras Sagradas, seguimos a vida no piloto automático, não percebemos as infinitas possibilidades presentes em cada situação em nossa vida.
Yitro era um grande líder (traduzido como sacerdote) em Midiã, mas foi o único homem que escutou e captou o verdadeiro significado destes eventos transcendentes e buscou juntar-se ao povo de Yisrael no deserto, abrindo mão da posição de liderança que ocupava na sociedade em que vivia. Yitro representa todos os gentios que, conhecendo e ouvindo sobre as verdades a respeito de um D‟us Verdadeiro, abandona a sua religião pagã, sua cultura errônea e se une ao povo escolhido pelo Eterno, ou seja, é enxertado na boa Oliveira Yisrael(ver Romanos 11:17)
O ensino de Moshe
Existia uma forma de Moshe ensinar Israel sobre as leis de D'us: “e faço-lhes saber os estatutos de
D'us e as Suas leis.” (Êxodo 18:16). Os anos de sua peregrinação pelo deserto foram de fato o grande
período de treinamento para Israel. A tarefa do povo de Israel através de todos os séculos futuros
seria espalhar o conhecimento da Bíblia entre todos os povos, para ser uma luz para o mundo. “e
o povo esteve diante de Moisés desde a manhã até a tarde.” (Êxodo 18:13). Mesmo antes do dom
da Lei sobre o Sinai, o povo de Israel já tinha leis.
As leis já eram conhecidas desde a época de Avraham, Yitschaq e Yaakov: “Porque Abrahão
escutou Minha voz e guardou Minha sentença, Meus mandamentos, Meus estatutos e Minhas
leis.” (Gênesis 26:5). Os Chukim (mandamentos) do verso 16 expressam a vontade de D'us em
relação às vidas humanas ativas, que eles limitam
dentro dos limites do que é permitido.
Sua vontade em relação à nossa vida interior, a vida do espírito e da mente, está contida na palavra
Torotaiv, "Suas leis".
A caminhada no deserto simboliza o processo de refinamento do homem, o deserto é o “Mundo Vazio” e marca o início de qualquer jornada espiritual, diz respeito, a necessidade de um esvaziamento em relação aos excessos e o abandono de tudo que nos escraviza a cada momento, a cada situação para encontrarmos o Caminho da liberdade no Eterno. Podemos ser escravos do nosso trabalho, do nosso dinheiro, dos nossos relacionamentos, de ideias e conceitos cristalizados ou dogmatizados, cada indivíduo deve fazer uma reflexão sobre tudo que o mantêm preso(escravo).
Yitro viveu no acampamento por quase um ano, enquanto permaneceram aos pés do Monte Sinai, porém quando se preparavam para viajar, ele recusou-se a acompanhá-los, dizendo a Moisés que queria retornar ao seu país, a fim de compartilhar a sabedoria da Torah para o seu povo. Yitro era uma pessoa extremamente negativa, mas teve a Bênção de ter uma Parashá com seu nome, isto nos mostra a importância da Teshuvá do Eterno, uma palavra traduzida como “arrependimento”, mas que na verdade significa o Retorno à Completude. O mais importante é ter a intenção e disposição para retornar ao melhor de nós mesmos, sem nos “flagelarmos” ou “escravizarmos” por nossas fraquezas.
Sob diversas instâncias a Torah acrescenta uma letra ao nome de alguém, como sinal de que a pessoa despertou um elevado nível de consciência. Por exemplo, uma letra “Hei” foi adicionada ao nome de Avram e de Sarai, modificando-os para Avraham e Sarah, quando acessaram um nível mais elevado de consciência. Originalmente, o nome de Yitro era “Yeter”. Mais tarde, o “vav” foi acrescentado ao seu nome, formando Yitro, para indicar este processo de elevação e mudança de Tikun (retificação), a mudança do nome foi uma consequência de uma mudança de consciência e de caráter.
A Parashá de Ytro começa com a palavra vaishma (e escutou), mais adiante Moisés escuta conselhos de seu sogro, sugerindo-lhe um novo formato de liderança. Ao ouvir os conselhos e delegar responsabilidades, Moisés demonstra confiança e humildade, servindo de exemplo para os demais. Neste momento ele aprende que não seria bom decidir "tudo" sozinho e que deveria dividir as responsabilidades para obter êxito como líder. Escutar e compartilhar, justiça e humildade são os ensinamentos que antecedem e criam o receptor para a entrega das Dez Palavras divinas. Que Adonai Eterno abençoe a Leitura, o Estudo e a Prática de sua Palavra.
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